banner

banner

sexta-feira, 11 de maio de 2018

Audiência discute importância de gestores hospitalares nas unidades de saúde


A inclusão dos gestores hospitalares no mercado de trabalho do Rio Grande do Norte foi discutida na tarde desta quinta-feira (10), em audiência pública na Assembleia Legislativa. Por iniciativa da deputada Cristiane Dantas (PPL), representantes do Poder Público, estudantes, profissionais e representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) discutiram a importância da profissão e necessidade de abertura de espaços no mercado potiguar.

Cristiane Dantas elencou alguns dos principais problemas na área de Saúde Pública no estado, principalmente relacionados à falta de uma gestão adequada das unidades médicas, sejam de ordem operacional de pessoal, ou na própria manutenção da estrutura para a realização dos serviços. Para a deputada, uma gestão realizada por profissionais capacitados nessa área seria capaz de contribuir decisivamente na melhoria dos serviços ofertados à população.

"É necessário dizer e esclarecer aqui que, além da escassez de recursos por causa da crise financeira do Estado, as dificuldades enfrentadas pelos hospitais e unidades públicas de saúde também têm natureza administrativa. Sabemos da dedicação dos gestores, muitos deles médicos indicados para o cargo, e que ainda acumulam os atendimentos dos pacientes, mas que não foram em sua formação capacitados para gerir um hospital. Administração é uma área bem distinta da medicina, com peculiaridades que exigem uma ampla preparação, principalmente no que diz respeito às leis que regem a administração pública e licitações", argumentou a parlamentar.

A habilitação em gestão hospitalar, ou administração hospitalar, envolve o gerenciamento global de sistemas da saúde, envolvendo os processos, pessoas, materiais e equipamentos. A função pode incluir também o planejamento e controle de compras e custos, a supervisão de contratos e convênios, o diagnóstico e solução de problemas técnico-administrativos e o desenvolvimento, inovação e aplicação de processos nessas unidades. Um gestor formado na área pode atuar em hospitais, clínicas, centros de saúde, ambulatórios, laboratórios e consultórios nas áreas públicas e privadas. No entanto, ainda não há a disponibilidade de vagas nos concursos públicos na área de Saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário