banner

banner

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Adese capacita comunidades rurais de Carnaúba dos Dantas no INSA

DSC_0349
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Seridó – Adese realizou na última quarta-feira (20/06) a capacitação com as comunidades rurais do Ermo, Carnaúba de Baixo e Adjacentes. Todas ficam localizadas no município de Carnaúba dos Dantas, na região do Seridó. A capacitação foi feita em Campina Grande/PB com técnicos do Instituto Nacional do Semiárido – INSA.
As comunidades rurais integram o Projeto Piloto de Combate à Desertificação, no qual é desenvolvido pelo Governo Cidadão mediante acordo de empréstimo com o Banco Mundial. As atividades do projeto são acompanhadas tecnicamente pela empresa SOS Sertão contratada pelo Governo do Estado do RN.
“A Adese está no projeto como a agência que vai fornecer a capacitação para estas comunidades rurais. Por isso, estivemos conduzindo a população que mora nessas comunidades e integram o projeto para que pudessem conhecer projetos importantes no INSA e tomar como experiência para que possamos executar outros semelhantes no Seridó, através do Governo Cidadão”, destacou José Vanderli, diretor-presidente da Adese.
Durante a capacitação no INSA foram observados projetos que já estão em execução no instituto e podem servir de modelos. “Mostramos aqui no INSA algumas experiências de convivência com a semiaridez, com base em reúso de água, na recuperação de áreas degradadas, e em sistema agroflorestal com plantas nativas. Dessa forma, procuramos passar para os moradores do Seridó que essas técnicas podem ser reproduzidas no interior do Rio Grande do Norte”, disse João Macedo, pesquisador do INSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário